Lançamento do livro "As Bravas"

News - 30 November 2023

Lançamento da publicação “As Bravas”

Fotografias de Paulo Pimenta, a partir de um projeto PELE.

 

MIRA Forum

05 de dezembro de 2023

pelas 19h00

Com a presença das Bravas, Isabel Menezes (professora universitária), Vanessa Ribeiro Rodrigues (jornalista e documentarista), Paulo Pimenta (fotógrafo) e Maria João Mota e Inês Lapa (Pele)

 

Ser Brava é a gente firmar-se naquilo

que está a fazer, no que está a dizer

e naquilo que quer ser

 

Nas montanhas do Marão (re)encontramos as nossas ancestrais, mulheres que lutam e resistem. Sussurram memórias silenciadas e cantam para espantar a solidão dos dias. Guardiãs de pés descalços e de lembranças de tempos duros, de histórias e cantigas do passado, mas com o futuro no olhar.

O manto que as envolve foi cosido de retalhos vivos dos caminhos que fazem parte do quotidiano e da sua sabedoria. Também ele foi crescendo, florescendo e secando ao longo do processo de criação.

Esta publicação é uma celebração destas Bravas, figuras mitológicas vivas, arquétipos da natureza na sua forma mais bela e mais crua.

 

Paulo Pimenta

Paulo Pimenta concluiu o curso superior de fotografia na ESAP e é fotojornalista do jornal Público. Ao longo da sua carreira, tem recebido vários prémios, entre eles o 1º prémio de fotojornalismo da Estação Imagem e o Prémio Internacional de Fotografia Peironcely no Festival Robert Capa (Madrid, 2019). Em 2023, recebeu a medalha de Mérito, atribuída pela Câmara Municipal do Porto.

Participou em diversas exposições individuais e coletivas, tem várias publicações em livros e revistas internacionais e é co-autor do livro “São pessoas” e “Emergência 365”. Paralelamente, desenvolve um vasto trabalho de colaboração em registo fotográfico, com companhias de dança e teatro, destacando-se a Companhia de Pina Bausch e a Companhia Olga Roriz. Integra ainda inúmeros projetos multidisciplinares de vertente social.

 

PELE

A PELE é uma estrutura artística criada no Porto em 2007, que procura promover a experimentação artística enquanto espaço de diálogo e criação coletiva, numa articulação permanente entre estética, ética e política. Guiada pela importância da descentralização da criação e programação cultural, a PELE tem atuado junto de múltiplos públicos com menos acesso a espaços de participação, envolvendo-os em processos criativos e promovendo o empoderamento individual e coletivo.

 

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Criação Coletiva “As Bravas”

Alice Gomes, Ana Miranda, Angelina Leite, Emília Ferreira, Fátima Machado, Maria da Assunção Mendes, Maria do Carmo Ribeiro, Maria da Glória Ribeiro, Maria da Graça Mendes, Maria das Dores Teixeira, Maria de Fátima Azevedo, Maria Ribeiro

Direção artística: Inês Lapa, Maria João Mota e Paulo Pimenta

Fotografia: Paulo Pimenta

Direção de arte: Sandra Neves

Assistência à direção de arte: Rita Cantante

Composições sonoras: Inês Lapa

Direção de produção: Carina Moutinho

Produção Executiva: Beatriz Brás

Design Gráfico: Sérgio Couto

Comunicação:  Lucelina Rosa

Financiamento:  Caixa Geral de Depósitos, S.A - Programa Caixa Cultura

Fundação Calouste Gulbenkian — PARTIS – Práticas artísticas para a Inclusão Social

Apoios: Câmara Municipal de Amarante, CLAP – Centro Local de Animação e Promoção Rural e  Galerias MIRA