AS BRAVAS - na Fundação Calouste Gulbenkian

News - 26 January 2022

Inaugura no próximo dia 28 de janeiro, às 18:00, a exposição “As Bravas”, na Fundação Calouste Gulbenkian, inserida no “Isto é Partis – Arts for Change”.

Nas montanhas do Marão (re)encontramos as nossas ancestrais, mulheres que lutam e resistem. Sussurram memórias silenciadas e cantam para espantar a solidão dos dias. Guardiãs de lembranças de tempos duros e de pés descalços, de histórias e cantigas do passado mas com o futuro no olhar.

O manto que as envolve foi cosido de retalhos vivos dos caminhos que fazem parte do quotidiano e da sabedoria destas mulheres. Também ele foi crescendo, florescendo e secando ao longo do processo de criação.

Esta exposição é uma celebração destas Bravas, figuras mitológicas vivas, arquétipos da natureza na sua forma mais bela e mais crua.

Criação coletiva concebida ao longo do projeto ENXOVAL – Tempo e Espaço de Resistência, financiado pela iniciativa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian, que desde 2019 explora as temáticas da igualdade de género através das práticas artísticas, cruzando grupos comunitários do Porto e Amarante.

A exposição ficará patente no Átrio da Biblioteca de Arte até 25 de Abril.

Apoio: Câmara Municipal de Amarante e CLAP – Centro Local de Animação e Promoção Rural