see projects

Texturas

"Texturas" propõe uma viagem nas curvas do que somos tendo como pano de fundo vidas e histórias de três gerações de uma terra real.

O ponto de partida – a cortiça– elemento unificador das comunidades locais. Elemento comum às diferentes gerações do grupo de 20 intérpretes dos 13 aos 72 anos, presente direta ou indiretamente nos seus quotidianos. A base deste projeto assenta no coletivo, na ativação de memórias, no fortalecimento de dinâmicas comunitárias, na pesquisa de rotinas e costumes locais, na visita de espaços e no cruzamento de histórias de vida. Desta forma chegou-se à construção coletiva deste projeto que contou com o envolvimento de mais de 250 pessoas, através de vivências artísticas diversificadas (teatro, música, fotografia, vídeo e desenho).    

"Texturas" propõe uma viagem nas curvas do que somos tendo como pano de fundo vidas e histórias de três gerações de uma terra real. Num espaço que evoca memórias comuns – uma fábrica de cortiça - procuramos sentidos para o trabalho árduo de transformar a pele do sobreiro. Homens, meninas, velhos, mulheres, meninos, velhas encontram-se num espaço frio, mecânico e pesado para nos contarem as suas histórias e experiências de vida.

“Texturas” espelha reinícios, procuras, fragilidades, encontros, fugas e deslumbramentos com a condição humana, nas diferentes texturas desta cortiça encontram-se novas formas de estar e comunicar.

Este foi um projeto de arte comunitária que cruzou várias linguagens artísticas, procurando unir três pontos geográficos de um triângulo, próximos mas distantes, através de percursos guiados entre aFábrica AJT cortiça em Mozelos- Espetáculo, o Museu de Santa Maria de Lamas– Instalação Vídeo e a Casa da Cultura de Lourosa– Exposição de Fotografia.

"Texturas" procura homenagear e celebrar a leveza, a impermeabilidade, a aderência, a elasticidade e a resistência da cortiça integrando-as como potencialidades nos quotidianos relacionais desta gente e desta terra.

Info

Presentations:

    Criação coletiva

    Interpretação: Carlos Valente; Celeste Silva; Constança Rodrigues; Diana Rodrigues; Fernanda Tavares; Gracinda Ferreira; Joaquim Amorim; José Santos; Juliana Alves; Manuel Magalhães; Margarida Teixeira; Maria Armanda Alves; Maria Bolena Mendes; Maria de Fátima Oliveira; Marina Sá; Miguel Marques; Nuno Almeida; Rosa Marques; Sofia Ribas; Sónia Medas.

    Rancho Folclórico "Os Corticeiros de Lourosa”
    António Silva (manipulação de máquinas); Alberto J. Tavares (corte do sobreiro); Rodrigo Malvar (clarinete).

    Conceção e Direção: Hugo Cruz
    Apoio à Direção: Rodrigo Malvar
    Direção Musical: Artur Carvalho
    Desenho de Luz: Rui Barbosa; Luís Ternus; Flávio Freitas
    Vídeo: Pedro Azevedo; Paulo Castilho
    Figurinos: Grupos de Mulheres das Freguesias de Sanguedo; Caldas de S. Jorge
    Adereços: Alberto J. Tavares – Cortiças Lda.
    Registo Fotográfico: Paula Preto
    Apoio na recolha de imagens: "Imagens da Minha Vida" – Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.
    Construção da Sinalética: Augusto Fontes
    Guias Percurso: Virgínia Pereira; César Tavares; José Carlos
    Criação Desenhos: Cercilamas, Obra do Frei Gil; Agência Local em Prol do Emprego; Oficina de Ideias; Centro Social de Lourosa; Associação Pelo Prazer de Viver; Associação Bem-Estar de Santa Maria de Lamas; Serviço Educativo do Museu de Santa Maria de Lamas.
    Produção Executiva: Maria João Mota / Hugo Cruz
    Coprodução: PELE; Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua;Imaginarius– Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira.

    Apoios: Câmara Municipal de Santa Maria da Feira; Centro Social de Lourosa; Junta de Freguesia de Lourosa; Cercilamas; Junta de Freguesia de Santa Maria de Lamas; Museu de Santa Maria de Lamas; AJT; UrbExpert; ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo.