see projects

Mexe III

O grande encontro de Arte e Comunidade regressa ao Porto em 2015 afirmando-se como um dos espaços incontornáveis em Portugal e na Europa de cruzamento e contaminação das pujantes práticas artísticas comunitárias.

Este ano o MEXE mexe com a nossa ideia de multiculturalidade numa Europa profundamente dividida e confronta-se com a necessidade urgente de reflexão sobre as práticas artísticas comunitárias no contexto espaço-tempo que vivemos. Na sua 3ª edição, o MEXE encontra pela primeira vez o acolhimento-âncora de um equipamento cultural da cidade – Teatro Carlos Alberto / TNSJ. Esta cumplicidade oportuna não invalida a continuidade da vocação do encontro para o espaço público, antes pelo contrário, permite o aprofundamento de projetos na sua programação que contemplam abordagens distintas e com outro tipo de recursos. Esta edição mantem igualmente, com grande esforço, mas coerente com os seus princípios, a preocupação de acesso às diferentes áreas de programação de públicos diversos, mantendo a gratuitidade da maior parte das ações e nos casos de entrada paga um preço simbólico. À semelhança de anos anteriores, o MEXE organiza-se em quatro grandes componentes que ganham outras formas em 2015: Oficinas, Espetáculos, Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias e Mostra de Documentários. Nesta edição, as três Oficinas de Teatro e Música focam-se nas comunidades com quem a PELE tem vindo a desenvolver trabalho nos últimos oito anos, nomeadamente, no centro histórico do Porto, Lagarteiro e Lordelo do Ouro.

Destaque para o Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias (EIRPAC) uma coorganização inédita entre o Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT) da Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Évora, ESMAE/ IPP e PELE. Este encontro irá decorrer nos dias 9 e 10 de Setembro e tem como objetivo promover a reflexão, considerando a importância que estas práticas têm vindo a adquirir no seio das criações artísticas contemporâneas, entendendo-se estas como indissociáveis das manifestações e experiências sociais e culturais das comunidades. Os Espetáculos que compõem a programação desta edição centram-se nas criações nacionais de reconhecida qualidade na área do teatro, dança e música destacando-se o consistente coletivo Dançando com a Diferença e a inspiradora coprodução “Criaturas” do Teatro O Bando e Teatro dos Barris, entre outros. O espetáculo internacional de um grupo constituído por mulheres turcas e marroquinas “Meysara” que aborda o tema do feminino na perspetiva muçulmana preenche intencionalmente a noite de 11 de Setembro. Destaque ainda para o grupo húngaro Színpad AHA constituído por pessoas sem-abrigo que nos coloca em contacto com uma cultura pouco conhecida para os portugueses e onde se erguem, no agora, muros numa Europa blindada pelo medo. A Mostra de Documentários este ano contempla uma estreia absoluta “Cidadãos de Corpo Inteiro” sobre o processo dos dois últimos anos de construção da criação da PELE, “MAPA_O jogo cartografia” que envolveu cerca de 100 pessoas do Porto e que fecha o MEXE com a sua última apresentação. Esta mostra revela ainda outros projetos nacionais e internacionais, experiências estimulantes da Argentina e Brasil, no campo de refugiados de Jenin na Palestina e de numa prisão na Irlanda do Norte. Destacar ainda a extensão do festival em 2015 a Rio Tinto e a parceria consolidada com o ICAF - International Community Arts Festival de Rotterdam (Holanda). Este é o espaço para reforçar um imenso agradecimento aos parceiros formais e informais, à equipa incansável deste encontro e a todos os cidadãos que se implicam de diferentes formas e intensamente na realização do mesmo.

Este é o tempo de MEXER, é o tempo de transformar.

+ info em mexe.org.pt

Info

Presentations:

  • 8 September 2015
    Abertura, Porto
  • 13 September 2015
    Encerramento, Porto

Equipa: Abel Sousa, Alexandra Silva, Ana Luísa Castelo, Aurora Mendes, Bárbara Parente, Claire Binyon, Conceição Fonseca, Cristina Queirós, Emanuel Gomes, Hélder Nogueira, Hugo Bonito, Hugo Cruz, Hugo Gomes, Hugo Silva, Inês Castanheira, Irene Oliveira, Irene Serafino, Ivo Dias, João Albuquerque Barbosa., Léa Oliveira, Luís Tiago Luísa Bezerra, Margarida Sousa, Maria Gil, Maria João Mota, Maria Vasquez, Nuno Patrício, Patrícia Costa, Patrícia Poção, Paulo Brás, Raquel Veiga, Rodolfo Sá Pereira, Sérgio Anjos, Sónia Passos, Valter Araújo, Wilma Moutinho, Equipa da Embaixada Lomográfica do Porto, Equipa do TECA/ TNSJ, Equipa da Galeria de Paris e Equipa da Junta de Freguesia do Bonfim.

E a todxs xs que contribuíram de forma decisiva para a grande celebração que é o Mexe.

Organização: Pele
Colaboração: TNSJ
Cofinanciado: Republica Portuguesa – Cultura/ DGArtes
Apoios: Câmara Municipal do Porto, Porto Lazer, Metro do Porto, Desporto Escolar.
Parceiros: ESMAE, FCSH – Universidade Nova de Lisboa, Ágil, Projet´Arte, Fábrica da Rua da Alegria, ADILO, Junta de Freguesia do Bonfim, Teatro do Frio, TUP, UPTEC, Lagarteiro e o mundo,
Patrocinio: Andarilho, Oporto City Hostel