see projects

Mexe I

O Mexe - Encontro Internacional de Arte e Comunidade afirmou-se, a nível nacional e internacional, como um dos espaços incontornáveis no contexto das práticas artísticas comunitárias.

O Mexe - Encontro Internacional de Arte e Comunidade afirmou-se, a nível nacional e internacional, como um dos espaços incontornáveis no contexto das práticas artísticas comunitárias, tendo como base quatro pilares estruturais:

Apresentação - Espetáculos, instalações, performances;
Pensamento - Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias (EIRPAC)
Formação - Oficinas
Documentação - Mostra de documentários

O Mexe desenvolve-se numa lógica comunitária, envolvendo mais de 200 cidadãos nas mais variadas funções de organização e tomada de decisão. A programação é discutida em fóruns comunitários, os elementos gráficos são resultado de oficinas com a comunidade local, parte do alojamento dos grupos é solidário, a programação é potenciada e descentralizada ocupando associações de moradores, espaços públicos, locais não convencionais da cidade.

Entre 2011 e 2017, o MEXE contou com mais de 20 000 espectadores e mais de 1200 participantes provenientes de 18 países, integrando propostas das mais variadas linguagens artísticas, domínios de intervenção e espaços da cidade. 


 

+ info em mexe.org.pt

Info

Presentations:

  • 21 November 2011
    Abertura, Porto
  • 27 November 2011
    Encerramento, Porto

Equipa: A todxs xs que contribuíram de forma decisiva para a grande celebração que é o Mexe.

Organização: Pele
Coprodução: Pele, NTO – Porto, Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, EEA Grants.
Apoios: Câmara Municipal do Porto, DGArtes, ESMAE, Fábrica da Rua da Alegria, Metro do Porto, CP – Comboios de Portugal, FNAC, CIG, Unicer, Culture Print, Belo Mundo, h4s.