see projects

Mapa

O desenho deste MAPA provocou o dissipar de fronteiras artificiais e o reconhecer os outros em nós, procurou reflectir um encontro entre diferentes povoações, povos de uma mesma cidade, num desenho de um mapa mais humano.

MAPA evoca a arte da cartografia como um desenho de um lugar.

Este projeto emergiu com base no trabalho desenvolvido e consolidado no Porto, pela PELE, nos últimos sete anos e que se reflete na criação e continuidade de Grupos de Teatro Comunitário (Grupo AGE, Grupo Auroras - Lagarteiro, Grupo de Teatro Comunitário EmComum - Lordelo do Ouro, Grupo de Teatro Comunitário da Vitória - Centro Histórico e Grupo de Teatro de Surdos do Porto).

Este MAPA construiu-se a partir da metáfora das 3 fases do processo científico de mapeamento: 1ª fase – “concepção” – o momento da chegada a um lugar, do primeiro contacto e reconhecimento; 2ª fase – “produção” – o momento da apropriação, de fazer de um “lugar qualquer” um “lugar nosso” e 3ª fase – “interpretação” – momento final da construção de um MAPA que se concretiza também neste espetáculo.

O desenho deste MAPA provocou o dissipar de fronteiras artificiais e o reconhecer os outros em nós, procurou reflectir um encontro entre diferentes povoações (zona oriental, ocidental e central), povos de uma mesma cidade, num desenho de um mapa mais humano. Durante este processo de cartografar, no seu caminho e na sua forma de fazer, houve ainda espaço para questionar o Teatro e Comunidade. Para alguns com um lugar próprio e específico na criação artística e, para outros, como uma arte menor, porque mais próxima do tradicional, amadora e voluntária. Porquê, como e com quem o fazemos? 

Hoje é o grande dia. O dia do grande prémio…o dia que nos faz mover em direcção ao nada repleto de promessas luminosas no meio de mais um Inverno. Hoje é o dia em que as tribos se dirigem em êxtase ao centro de tudo, anestesiadas pela possibilidade de ganhar! Hoje é o dia em que somos obrigados a olhar para nós e nos perguntamos: o que fazemos com a nossa existência nesta Pólis, nesta democracia? O que leva tanta gente a este lugar?

Envoltos numa sensação paralisante procuramos caminhos que parecem ser sempre paralelos e que não se tocam entre o individual e o colectivo, o local e o universal, o tradicional e o contemporâneo. Experimentamos diálogos entre as tribos e a Pólis, o terreno e o sagrado, as narrativas pessoais e as narrativas poéticas e teatrais.

Estamos diante de uma necessidade de fuga a uma hierarquia muda e a busca de uma democracia com voz, é um escavar contínuo rumo às origens das coisas recuperando o encontro da política e do teatro no aqui e agora. Estas são as tensões dos nossos dias, estas são as nossas urgências e são comuns, e são muitas e são as mesmas. É “agora” nesta “ágora” sem tempo e espaço definidos que o MAPA ensaia uma outra cidade. 

Info

Presentations:

    Criação Coletiva

    Interpretação: Grupo AGE,  Grupo Auroras - Lagarteiro, Grupo de Teatro Comunitário EmComum - Lordelo do Ouro, Grupo de Teatro Comunitário da Vitória - Centro Histórico e Grupo de Teatro de Surdos do Porto; Alexandra Silva, Alida Rocha, Ana Silva, Angelina Correia, Aurora Mendes, Conceição Mesquita, Conceição Sousa, Cristina Queirós, Elisabete Moreira, Elisabete Sousa, Emanuel Gomes, Fernando Lagos, Glória Ribeiro, Henrique Ribeiro, Hermínia Silva, Hugo Freitas, Inês Gonçalves, Irene Oliveira, Isaura Morais, Joana Silveira, José Brochado, Lino Pereira, Luís Ribeiro, Márcia Duarte, Margarida Sousa, Maria Angelina Pinho, Maria Gil, Mariana Seco, Maria Silva, Maria João Mota, Maria José Costa, Marília Guimarães, Nuno Colaço, Patrícia Santos, Patrícia Queirós, Paula Baptista, Ricardo Cottin, Salvador Vila Real, Sérgio Anjos, Sofia Gomes, Tiago Oliveira, Vicente Vila Real. 

    Direção: Hugo Cruz
    Assistência de Direção: Susana Madeira
    Texto: Regina Guimarães a partir de criação coletiva
    Grupo de Dramaturgia: Ana Luísa Castelo, Elisabete Moreira, Hugo Cruz, Irene Oliveira, José Brochado, Margarida Sousa, Maria Gil, Maria João Mota, Susana Madeira.
    Direção Musical: Bruno Estima
    Músicos: Factor E, Óscar Rodrigues, Pedro Augusto e Tiago Oliveira
    Grupos Convidados: Coro Clássico do Órfeão Universitário do Porto, Coro Sénior da Fundação Manuel António da Mota, Grupo de Percussão do CIJ – Centro de Iniciativa Jovem – ADILO, Orquestra Comunitária de Lordelo do Ouro
    Desenho de Luz: Wilma Moutinho
    Cenografia: Hugo Ribeiro
    Assistência e Construção de Cenografia: Carlos Neves
    Figurinos: Lola Sousa e Nuno Encarnação
    Assistência de Figurinos: Joana Abreu
    Vídeo e fotografia: Patrícia Poção
    Jornalista Porto Canal: Ana Guedes Rodrigues
    Porto Canal: Paula Viana 
    Imagem: Jorge Matos e Miguel Soares
    Registo Escrito do Processo: Ana Luísa Castelo
    Produção Executiva:  Joana Ventura
    Assistência de Produção: Ana Luísa Castelo e Maria Vasquez
    Intérprete de Língua Gestual: Raquel Veiga

    Coprodução: PELE, Teatro Nacional São João e Serviço Educativo da Casa da Música
    Apoio: ADILO - Agência de Desenvolvimento Integrado de Lordelo do Ouro, ESMAE e Associação de Surdos do Porto.
    Media Partner: Porto Canal 
    Cofinanciamento: Secretaria de Estado da Cultura / DGArtes