1/6

Povoar

Grupo de Teatro Comunitário EMCOMUM de Lordelo do Ouro / Projetos com Comunidades

Enquadramento

 

A PELE é uma estrutura artística criada em 2007, sediada no Porto, e que tem como principio de trabalho o desenvolvimento de projetos com as comunidades envolvendo-as nos processos de criação, assumindo assim a Arte como um espaço de Encontro e o Diálogo entre territórios e gentes.

 

A convite da ADILO / Agência de Desenvolvimento Integrado de Lordelo do Ouro a PELE iniciou este projeto, enquadrado no Contrato Local de Desenvolvimento Social, em finais de Março de 2012, desde essa altura que se realizam ensaios regulares com um grupo de adultos da comunidade que deu origem ao EmComum - Grupo de Teatro Comunitário de Lordelo do Ouro. O processo criativo partiu das histórias e memórias partilhadas pelo grupo assim como da vontade de refletir sobre a comunidade e sobre aquilo de que sentiam falta: o sentido de vizinhança. Assim, a partir de objetos pessoais, de textos sobre “o que via, o que vejo e o que gostaria de ver da minha janela” e improvisações coletivas, construiu-se este espetáculo envolvendo várias instituições e coletividades da freguesia.

 

A apresentação num espaço público da freguesia numa zona que outrora era conhecida como a Mata da Pasteleira e que hoje é um Parque Urbano com características únicas na cidade, foi também intencional, no sentido de colocar a comunidade a disfrutar e apropriar-se do espaço público.

 

 

Sinopse

 

Povoar ...

Partir para um outro lugar, recomeçar ...

Na mala levam-se retalhos de vidas, objetos que nos lembram onde ficou o nosso coração e que nos fazem regressar a memórias de outros tempos, às terras que deixámos para trás neste caminho de procurar e arriscar novas vidas.

Povoar uma terra que outrora já foi de mar, de descobertas de mundos, onde fábricas nasceram nos campos e nas matas. Terra de contrastes, terra povoada de bairros de gente com histórias para contar.

 

Da janela agora vêem-se fábricas entretanto abandonadas, barcos sozinhos à deriva, um baile onde se enterram paixões e saudades dos vizinhos, da partilha, do trabalho…

 

Esta é uma viagem que se inicia nas memórias da comunidade de Lordelo do Ouro e nos traz ao presente, para nos colocar a questão: Podemos partir para um mundo novo ficando no mesmo lugar? 

Povoar é assim a vontade de chegar a uma outra forma de vivermos juntos, um manifesto de mudança, à procura “(…)de um país liberto, de uma vida limpa e de um tempo justo” (Sophia de Mello Breyner Andresen).

Ficha Técnica e Artística

 

Interpretação

Grupo de Teatro Comunitário EmComum

Alberto Ribeiro / Alida Rocha / Angelina Correia / Aurora Mendes / Bruna Nunes / Conceição Mesquita / Elisabete Moreira / Elisabete Sousa / Fernando Lagos / Henrique Ribeiro / Isaura Morais / Jessica Gonçalves / José Oliveira / Lino Pereira / Mª José Costa / Paula Batista / Sérgio Anjos / Tiago Oliveira

 

Com a participação

Grupo Coral do Centro Social da Arrábida / Grupo Folclórico de Lordelo do Ouro / Grupo de Dança do CIJ / Centro de Iniciativa Jovem / Grupo de Percussão do CIJ / Centro de Iniciativa Jovem / José Teixeira

 

CRIAÇÃO COLETIVA

 

Direção Artística

Maria João Mota

 

Direção Musical / Interpretação

Filipe Fernandes / Inês Lapa / Maria Vasquez

 

Textos

Grupo de Teatro EmComum / Sophia de Mello Breyner Andresen / Lord Tennese

 

Figurinos

Cláudia Ribeiro

 

Assistente de Figurinos

Marta Carvalho

 

Costureiras

Cândida Teixeira / Cristina Cathou / Cristina Cruz

 

Desenho e Operação de Luz

João Abreu

 

Desenho e Operação de Som 

Álvaro Ramos

 

Registo Fotográfico e Vídeo

Joaquim Pedro Correia

 

Design Gráfico

Go Mes

 

Produção

PELE / ADILO

 

 

Apresentações

 

5 e 6 de Abril e 14 de Julho no Parque Urbano da Pasteleira / Porto

23 de Novembro no CACE Cultural do Porto no âmbito do MEXE_II Encontro de Arte e Comunidade

31 de Janeiro no Teatro Helena Sá e Costa

Documentário realizado por Nelson Castro e Sofia Afonso

 

Reportagens TV e Vídeo

 

Onde estamos

Casa d'Artes do Bonfim

Rua Dr. Carlos Passos nº 59

4000-156 Porto

(à Avenida Fernão de Magalhães)

Para correspondência

 

Rua Barão de Forrester, 841

4050-274 - Porto

Contact

pele.associacao@gmail.com

producao.pele@gmail.com

Call us

+351 91 592 07 64  

Follow us

  • Wix Facebook page
  • YouTube Classic

© 2013 All rights reserved