
"Temos a obrigação de inventar outro mundo porque sabemos que outro mundo é possível. Mas cabe a nós construí-lo com as nossas mãos entrando em cena, no palco e na vida. Atores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma!"
Augusto Boal

Este coletivo tem vindo a aprofundar a pesquisa, o desenvolvimento e a multiplicação desta metodologia nomeadamente através do trabalho com diversos públicos em contexto escolar e comunitário.
O Teatro-Fórum, técnica utilizada em mais de 70 países de todo o Mundo, surge como uma das ferramentas centrais na metodologia do Teatro do Oprimido (T.O.) que teve a sua origem nos anos 60 num contexto de ditadura na América Latina. O teatrólogo brasileiro Augusto Boal sistematizou esta metodologia inspirando-se nas tónicas da Pedagogia do Oprimido criada pelo seu contemporâneo Paulo Freire. São de destacar os princípios da multiplicação, solidariedade e ética como pilares fundamentais e nutrientes necessários para que a Árvore do T.O. (que sintetiza toda a metodologia) possa continuar a crescer forte e de maneira coerente.
De uma forma sintética esta metodologia sistematiza exercícios, jogos e técnicas teatrais com o objetivo da desmecanização física e intelectual dos participantes permitindo o ensaio de alternativas para situações que se revelem como opressões na vida quotidiana. O T.O. é usado como meio de desenvolvimento de competências pessoais e sociais, de participação ativa, de promoção da consciência cívica e consequentemente de desenvolvimento social e comunitário.
Todas as criações desenvolvidas devem refletir as inquietações, necessidades, urgências e problemáticas sentidas pelos participantes, sendo os grupos que definem os temas a serem apresentados e abertos à discussão. Uma característica fundamental do TO é estabelecer uma comunicação direta, ativa e participada entre espectadores e atores, transformando-os em espect-actores. Com a proposta do T.O. todos têm lugar à participação utilizando-se a arte como catalisadora da emancipação e afirmação dos oprimidos.

#NÃOÉNÃO
2014
HOJE É DIA DE FESTA!
Grupo de Teatro do Oprimido Auroras
CICLO DE TEATRO DO OPRIMIDO
2013
Grupo de Teatro do Oprimido AGE
CICLO DE TEATRO DO OPRIMIDO
2012
Grupo de Teatro do Oprimido AGE
CICLO DE TEATRO DO OPRIMIDO
2011
Grupo de Teatro do Oprimido AGE
Grupo de Teatro do Oprimido Auroras
CICLO DE TEATRO DO OPRIMIDO
2010
Teatro Fórum para a Educação Sexual
Grupo TO – Instituto Profissional do Terço
CICLO DE TEATRO DO OPRIMIDO
2009
CICLO DE TEATRO DO OPRIMIDO
2008