1/120

MAPA - O jogo da cartografia

Projetos com Comunidades

 

AGE_Grupo de Teatro do Oprimido / Auroras_ Grupo de Teatro do Oprimido /Grupo de Teatro Comunitário EMCOMUM de Lordelo do Ouro / Grupo de Teatro Comunitário da Zona Histórica / Grupo de Teatro de Surdos do Porto

MAPA

o jogo da cartografia

 

Contextualização do Projeto

 

MAPA evoca a arte da cartografia como um desenho de um lugar.

Este projecto emergiu com base no trabalho desenvolvido e consolidado no Porto, pela PELE, nos últimos sete anos e que se reflecte na criação e continuidade de Grupos de Teatro Comunitário (Grupo AGE, Grupo Auroras - Lagarteiro, Grupo de Teatro Comunitário EmComum - Lordelo do Ouro, Grupo de Teatro Comunitário da Vitória - Centro Histórico e Grupo de Teatro de Surdos do Porto).

 

Este MAPA construiu-se a partir da metáfora das 3 fases do processo científico de mapeamento: 1ª fase – “concepção” – o momento da chegada a um lugar, do primeiro contacto e reconhecimento; 2ª fase – “produção” – o momento da apropriação, de fazer de um “lugar qualquer” um “lugar nosso” e 3ª fase – “interpretação” – momento final da construção de um MAPA que se concretiza também neste espectáculo.

 

O desenho deste MAPA provocou o dissipar de fronteiras artificiais e o reconhecer os outros em nós, procurou reflectir um encontro entre diferentes povoações (zona oriental, ocidental e central), povos de uma mesma cidade, num desenho de um mapa mais humano. Durante este processo de cartografar, no seu caminho e na sua forma de fazer, houve ainda espaço para questionar o Teatro e Comunidade. Para alguns com um lugar próprio e específico na criação artística e, para outros, como uma arte menor, porque mais próxima do tradicional, amadora e voluntária. Porquê, como e com quem o fazemos? 

 

Sinopse

 

Hoje é o grande dia. O dia do grande prémio…o dia que nos faz mover em direcção ao nada repleto de promessas luminosas no meio de mais um Inverno. Hoje é o dia em que as tribos se dirigem em êxtase ao centro de tudo, anestesiadas pela possibilidade de ganhar! Hoje é o dia em que somos obrigados a olhar para nós e nos perguntamos: o que fazemos com a nossa existência nesta Pólis, nesta democracia? O que leva tanta gente a este lugar?

 

Envoltos numa sensação paralisante procuramos caminhos que parecem ser sempre paralelos e que não se tocam entre o individual e o colectivo, o local e o universal, o tradicional e o contemporâneo. Experimentamos diálogos entre as tribos e a Pólis, o terreno e o sagrado, as narrativas pessoais e as narrativas poéticas e teatrais.

 

Estamos diante de uma necessidade de fuga a uma hierarquia muda e a busca de uma democracia com voz, é um escavar contínuo rumo às origens das coisas recuperando o encontro da política e do teatro no aqui e agora. Estas são as tensões dos nossos dias, estas são as nossas urgências e são comuns, e são muitas e são as mesmas. É “agora” nesta “ágora” sem tempo e espaço definidos que o MAPA ensaia uma outra cidade.

 

 

 

 

Ficha Técnica e Artística

 

Criação Coletiva

 

Direção: Hugo Cruz

Assistência de Direção: Susana Madeira

Texto: Regina Guimarães a partir de criação coletiva

Grupo de Dramaturgia: Ana Luísa Castelo, Elisabete Moreira, Hugo Cruz, Irene Oliveira, José Brochado, Margarida Sousa, Maria Gil, Maria João Mota, Susana Madeira

Direção Musical: Bruno Estima

Músicos: Factor E, Óscar Rodrigues, Pedro Augusto e Tiago Oliveira

Grupos Convidados: Coro Clássico do Órfeão Universitário do Porto, Coro Sénior da Fundação Manuel António da Mota, Grupo de Percussão do CIJ – Centro de Iniciativa Jovem – ADILO, Orquestra Comunitária de Lordelo do Ouro

Desenho de Luz: Wilma Moutinho

Cenografia: Hugo Ribeiro

Assistência e Construção de Cenografia: Carlos Neves

Figurinos: Lola Sousa e Nuno Encarnação

Assistência de Figurinos: Joana Abreu

Vídeo e fotografia: Patrícia Poção

 

Jornalista Porto Canal: Ana Guedes Rodrigues

Porto Canal: Paula Viana 

Imagem: Jorge Matos e Miguel Soares

 

Interpretação: Grupo AGE,  Grupo Auroras - Lagarteiro, Grupo de Teatro Comunitário EmComum - Lordelo do Ouro, Grupo de Teatro Comunitário da Vitória - Centro Histórico e Grupo de Teatro de Surdos do Porto

Alexandra Silva, Alida Rocha, Ana Silva, Angelina Correia, Aurora Mendes, Conceição Mesquita, Conceição Sousa, Cristina Queirós, Elisabete Moreira, Elisabete Sousa, Emanuel Gomes, Fernando Lagos, Glória Ribeiro, Henrique Ribeiro, Hermínia Silva, Hugo Freitas, Inês Gonçalves, Irene Oliveira, Isaura Morais, Joana Silveira, José Brochado, Lino Pereira, Luís Ribeiro, Márcia Duarte, Margarida Sousa, Maria Angelina Pinho, Maria Gil, Mariana Seco, Maria Silva, Maria João Mota, Maria José Costa, Marília Guimarães, Nuno Colaço, Patrícia Santos, Patrícia Queirós, Paula Baptista, Ricardo Cottin, Salvador Vila Real, Sérgio Anjos, Sofia Gomes, Tiago Oliveira, Vicente Vila Real.

 

Registo Escrito do Processo: Ana Luísa Castelo

Produção Executiva:  Joana Ventura

Assistência de Produção: Ana Luísa Castelo e Maria Vasquez

Intérprete de Língua Gestual: Raquel Veiga

 

CO-PRODUÇAO: PELE, Teatro Nacional São João e Serviço Educativo da Casa da Música

APOIO: ADILO -Agência de Desenvolvimento Integrado de Lordelo do Ouro, ESMAE e Associação de Surdos do Porto

MEDIA PARTNER: Porto Canal

 

Agradecimentos: Delfim Ferreira Leão, Filipa Francisco, Inês Vicente, João Pedro Correia, Jorge Garcia Pereira, José Carretas, Maximina Girão e Virgílio Borges Pereira.

 

Projeto co-financiado pela Secretaria de Estado da Cultura / DG Artes

 

CONVERSA MAPA_CIDADE | 16 ABRIL | 21H30H | TNSJ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DISCUSSÃO O MOMENTO DE PESQUISA DO PROJETO MAPA

 

ORADORES CONVIDADOS: Delfim Ferreira Leão (Docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Jorge Garcia Pereira (Arquitecto), José Oliveira (Participante no projecto MAPA), Maximina Girão (Historiadora), Virgílio Borges Pereira (Docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto); moderador Hugo Cruz (Director Artístico do MAPA/PELE).

 

Coprodução: PELE – Espaço de Contacto Social e Cultural, Serviço Educativo da Casa da Música, TNSJ

Colaboração: ADILO - Agência de Desenvolvimento Integrado de Lordelo do Ouro, Associação de Surdos do Porto

 

Evento traduzido em Língua Gestual (L.G.P)

Onde estamos

Casa d'Artes do Bonfim

Rua Dr. Carlos Passos nº 59

4000-156 Porto

(à Avenida Fernão de Magalhães)

Para correspondência

 

Rua Barão de Forrester, 841

4050-274 - Porto

Contact

pele.associacao@gmail.com

producao.pele@gmail.com

Call us

+351 91 592 07 64  

Follow us

  • Wix Facebook page
  • YouTube Classic

© 2013 All rights reserved