Partners In Crime Prevention
Projeto Financiado pelo Grundtvig – Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida
ENCONTRO NACIONAL
Realizou-se o encontro com os "Partners in Crime Prevention": ESC da Irlanda do Norte, Young in Prison, Prisão de Vught e Changes and Chances da Holanda, Prison Education Service da Republica da Irlanda, o Centro Educativo de Plockie na Polónia e o 2nd Gymnasium & Lyceum da prisão de Avlona na Grécia.
Contámos também com a presença de um representante da Direcção Geral da Reinserção e dos Serviços Prisionais - Dr. Paulo Moimenta de Carvalho, do Prof. Américo Mendes da Universidade Católica e o Prof. Tiago Neves da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Altriluoghi!! Otherplaces!!
2013
Projecto no âmbito do Programa Youth In Action
O projeto Outros Lugares visa proporcionar aos participantes uma reflexão sobre a sua situação social: as expectativas, obstáculos e sonhos em vista de uma sociedade europeia mais inclusiva.
Parceiros
Passí Cooperativa Social / Itália
Forn de Teatre Pa’Tothom / Espanha
PELE / Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto / Portugal
International Puppet & Mime Festival of Kilkis Grécia
2011 / 2015
Desde 2011 que a PELE integra a equipa artística que em modelo de Residência Artística, durante a realização do Festival Internacional de Marionetas de Kilkis, trabalha com jovens daquela comunidade na construção de um espetáculo que encerra o Festival.
Pelo 4º ano consecutivo a PELE participou no International Puppet & Mime Festival, integrando uma equipa de Artistas Europeus que deu formação e criou um espectáculo com os jovens da comunidade de Kilkis, Grécia.
PEETA Personal Effectiveness and Employability Through the Arts
2010 / 2012
Projeto Financiado pelo Programa Leonardo DaVinci
O projeto PEETA foi desenvolvido em cinco países Europeus:
Vorstadt Theatre / Áustria
Ministry of Justice / Holanda
Promidea, Cooperativa Sociale / Itália
EU Project Coordination Centre in Kocaeli / Turquia
PELE / Portugal
Parceiros em Portugal:
Direção Geral dos Serviços Prisionais
Santa Casa da Misericórdia do Porto
Enquadramento
O défice de competências básicas necessárias à obtenção de emprego é um dos fatores de risco que podem potenciar percursos de delinquência e criminalidade e logo ao cumprimento de penas judiciais. Consequentemente, os antecedentes criminais levam ao enfraquecimento das perspetivas de emprego e à continuidade na reincidência. Este ciclo torna-se ainda mais difícil de quebrar pois o percurso académico de muitos reclusos é pautado pelo insucesso face aos métodos de ensino tradicionais. No entanto, os contextos em que a aprendizagem tem como base abordagens criativas são crescentemente reconhecidos pela sua capacidade de criar compromisso, melhorar as capacidades interpessoais, aumentar a auto-estima e gerar resultados positivos.
Relatórios de Avaliação
Avaliação Interna - Exeter University
Avaliação Externa - Sheffield Hallam University
Objetivos e metodologia
Este projeto apostou numa visão mais real dos desafios individuais que se enfrentam no processo de desenvolvimento pessoal e incide na promoção e valorização das competências para uma maior empregabilidade, através de ferramentas e estratégias de aprendizagem mais eficientes.
O teatro permite um espaço de expressão muito particular, levando a que cada um se mostre de forma espontânea e genuína. Este envolvimento potencia o desatamento individual e coletivo conduzindo a uma ativação crítica, à participação cívica e à procura conjunta de soluções. Os processos artísticos co-construídos, partilhados, em que todos são atores como dizia Boal, oferecem uma possibilidade das pessoas reencontrarem a sua narrativa, de a re-escreverem ou até de encontrarem outras formas de linguagens e de assim se tornarem protagonistas nos seus processos de mudança.
Em 2011, por indicação da DGSP, a PELE, assinou o protocolo que viabilizou a realização deste projeto-piloto no Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo.
Nesta primeira fase a certificação foi assumida pela EDEXCEL, um organismo do Reino Unido homólogo da portuguesa Agência Nacional das Qualificações, mas no futuro pretende-se que a certificação de competências pessoais e sociais desenvolvidas em projetos artísticos passe a ser certificado em Portugal.
Assim, durante 4 meses uma equipa artística e pedagógica trabalhou com um grupo de 15 mulheres, procurando desenvolver a capacidade critica, o auto-conhecimento, a capacidade de expressão e organização, o trabalho em equipa, a responsabilidade perante os compromissos, o cumprimento de regras. Tudo isto ao longo de um processo de criação teatral coletiva que culminou com a apresentação do Espetáculo Inesquecível Emília em Fevereiro de 2012.
No final do projeto, durante 3 noites foi possível, que direção, técnicos, guardas, familiares, amigos, comunidade em geral no papel de espectadores e os reclusas no papel de protagonistas, invertendo a ordem tradicional de vivência deste espaço. Na nossa perspetiva, um projeto desta natureza nunca pode ser exclusivamente centrado nos reclusos mas sim na prisão e em todos os seus intervenientes.
Um dos grandes objetivos dos projetos artísticos desenvolvidos pela PELE em prisões é a criação, dinamização e autonomização de grupos de teatro, contribuindo, através da experimentação artística, para fortalecer o questionamento das perceções construídas pelos reclusos sobre si próprios e da comunidade sobre os reclusos, procurando ampliar espaços de humanização e liberdade dentro de uma prisão através de um projeto de criação teatral coletivo.
Beware Fanaticism
2009 / 2011
Projeto Financiado pelo Grundtvig –
Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida
Parceiros Europeus:
Castrum Peregrini / Holanda
Goethe Institut / Holanda
VHS Hietzing / Austria
Toleranz Institut / Lodz
PELE / Portugal
O projeto Europeu FIT – Fanaticism Indicator Test teve por base a ideia de que todos, independentemente do seu estrato social, nível de educação, género ou idade são permeáveis ao fanatismo de grupo, conceito que faz parte da natureza humana.
Quando isso acontece, as pessoas deixam de agir e pensar de forma independente e começam a apreender as ideias do seu grupo como sendo a única verdade.Uma maneira de prevenir fenómenos extremistas é criar a consciência do facto de que todos são vulneráveis a este fenómeno.
We are all fanatics! foi o evento final deste projeto sendo que cada parceiro contribuiu com a sua metodologia na exploração do tema. A PELE, através do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto, organizou uma oficina de Teatro do Oprimido com todos os parceiros e apresentou uma performance de Teatro Imagem com o Grupo de Teatro do Oprimido AGE em Maio de 2011 na cidade de Amsterdão.