Partners In Crime Prevention

2013 a decorrer!

Projeto Financiado pelo  Grundtvig – Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida

18 / 19 / 20 / 21 SETEMBRO - ENCONTRO NACIONAL

 

Realizou-se o encontro com os "Partners in Crime Prevention": ESC da Irlanda do Norte, Young in Prison, Prisão de Vught e Changes and Chances da Holanda, Prison Education Service da Republica da Irlanda, o Centro Educativo de Plockie na Polónia e o 2nd Gymnasium & Lyceum da prisão de Avlona na Grécia.

 

Contámos também com a presença de um representante da Direcção Geral da Reinserção e dos Serviços Prisionais - Dr. Paulo Moimenta de Carvalho, do Prof. Américo Mendes da Universidade Católica e o Prof. Tiago Neves da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

 

 

1/6

Altriluoghi!! Otherplaces!!

2013

Projecto no âmbito do Programa Youth In Action

O projeto Outros Lugares visa proporcionar aos participantes uma reflexão sobre a sua situação social: as expectativas, obstáculos e sonhos em vista de uma sociedade europeia mais inclusiva.

 

Parceiros

Passí Cooperativa Social / Itália

Forn de Teatre Pa’Tothom / Espanha 

PELE / Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto / Portugal

 

International Puppet & Mime Festival of Kilkis Grécia

2011 / 2015 a decorrer!

Desde 2011 que a PELE integra a equipa artística que em modelo de Residência Artística, durante a realização do Festival Internacional de Marionetas de Kilkis, trabalha com jovens daquela comunidade na construção de um espetáculo que encerra o Festival.

1/3

KILKIS FESTIVAL - 2014 

 

 

 

Pelo 4º ano consecutivo a PELE participou no International Puppet & Mime Festival, integrando uma equipa de Artistas Europeus que deu formação e criou um espectáculo com os jovens da comunidade de Kilkis, Grécia.

 

 

PEETA  Personal Effectiveness and Employability Through the Arts

2010 / 2012

 

Projeto Financiado pelo Programa Leonardo DaVinci

 

O projeto PEETA foi desenvolvido em cinco países Europeus:

Vorstadt Theatre / Áustria

Ministry of Justice / Holanda

Promidea, Cooperativa Sociale / Itália

EU Project Coordination Centre in Kocaeli / Turquia

PELE / Portugal 

 

Parceiros em Portugal:

Direção Geral dos Serviços Prisionais 

Santa Casa da Misericórdia do Porto

 

 

Enquadramento 

 

O défice de competências básicas necessárias à obtenção de emprego é um dos fatores de risco que podem potenciar percursos de delinquência e criminalidade e logo ao cumprimento de penas judiciais. Consequentemente, os antecedentes criminais levam ao enfraquecimento das perspetivas de emprego e à continuidade na reincidência. Este ciclo torna-se ainda mais difícil de quebrar pois o percurso académico de muitos reclusos é pautado pelo insucesso face aos métodos de ensino tradicionais. No entanto, os contextos em que a aprendizagem tem como base abordagens criativas são crescentemente reconhecidos pela sua capacidade de criar compromisso, melhorar as capacidades interpessoais, aumentar a auto-estima e gerar resultados positivos.

 

 

Relatórios de Avaliação

 

Avaliação Interna - Exeter University

 

Avaliação Externa - Sheffield Hallam University

 

Objetivos e metodologia

 

Este projeto apostou numa visão mais real dos desafios individuais que se enfrentam no processo de desenvolvimento pessoal e incide na promoção e valorização das competências para uma maior empregabilidade, através de ferramentas e estratégias de aprendizagem mais eficientes.

O teatro permite um espaço de expressão muito particular, levando a que cada um se mostre de forma espontânea e genuína. Este envolvimento potencia o desatamento individual e coletivo conduzindo a uma ativação crítica, à participação cívica e à procura conjunta de soluções. Os processos artísticos co-construídos, partilhados, em que todos são atores como dizia Boal, oferecem uma possibilidade das pessoas reencontrarem a sua narrativa, de a re-escreverem ou até de encontrarem outras formas de linguagens e de assim se tornarem protagonistas nos seus processos de mudança.

 

Em 2011, por indicação da DGSP, a PELE, assinou o protocolo que viabilizou a realização deste projeto-piloto no Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo.

Nesta primeira fase a certificação foi assumida pela EDEXCEL, um organismo do Reino Unido homólogo da portuguesa Agência Nacional das Qualificações, mas no futuro pretende-se que a certificação de competências pessoais e sociais desenvolvidas em projetos artísticos passe a ser certificado em Portugal.

 

Assim, durante 4 meses uma equipa artística e pedagógica trabalhou com um grupo de 15 mulheres, procurando desenvolver a capacidade critica, o auto-conhecimento, a capacidade de expressão e organização, o trabalho em equipa, a responsabilidade perante os compromissos, o cumprimento de regras. Tudo isto ao longo de um processo de criação teatral coletiva que culminou com a apresentação do Espetáculo Inesquecível Emília em Fevereiro de 2012.

 

No final do projeto, durante 3 noites foi possível, que direção, técnicos, guardas, familiares, amigos, comunidade em geral no papel de espectadores e os reclusas no papel de protagonistas, invertendo a ordem tradicional de vivência deste espaço. Na nossa perspetiva, um projeto desta natureza nunca pode ser exclusivamente centrado nos reclusos mas sim na prisão e em todos os seus intervenientes.

 

Um dos grandes objetivos dos projetos artísticos desenvolvidos pela PELE em prisões é a criação, dinamização e autonomização de grupos de teatro, contribuindo, através da experimentação artística, para fortalecer o questionamento das perceções construídas pelos reclusos sobre si próprios e da comunidade sobre os reclusos, procurando ampliar espaços de humanização e liberdade dentro de uma prisão através de um projeto de criação teatral coletivo. 

 

 

 

 

Beware Fanaticism  

2009 / 2011

 

Projeto Financiado pelo Grundtvig –

Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida

 

Parceiros Europeus:

Castrum Peregrini / Holanda

Goethe Institut / Holanda

VHS Hietzing / Austria

Toleranz Institut / Lodz

PELE / Portugal

O projeto Europeu FIT – Fanaticism Indicator Test teve por base a ideia de que todos, independentemente do seu estrato social, nível de educação, género ou idade são permeáveis ao fanatismo de grupo, conceito que faz parte da natureza humana.

Quando isso acontece, as pessoas deixam de agir e pensar de forma independente e começam a apreender as ideias do seu grupo como sendo a única verdade.Uma maneira de prevenir fenómenos extremistas é criar a consciência do facto de que todos são vulneráveis a este fenómeno. 

We are all fanatics! foi o evento final deste projeto sendo que cada parceiro contribuiu com a sua metodologia na exploração do tema. A PELE, através do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto, organizou uma oficina de Teatro do Oprimido com todos os parceiros e apresentou uma performance de Teatro Imagem com o Grupo de Teatro do Oprimido AGE em Maio de 2011 na cidade de Amsterdão. 

Onde estamos

Casa d'Artes do Bonfim

Rua Dr. Carlos Passos nº 59

4000-156 Porto

(à Avenida Fernão de Magalhães)

Para correspondência

 

Rua Barão de Forrester, 841

4050-274 - Porto

Contact

pele.associacao@gmail.com

producao.pele@gmail.com

Call us

+351 91 592 07 64  

Follow us

  • Wix Facebook page
  • YouTube Classic

© 2013 All rights reserved