Inesquecível Emília
Projectos em Estabelecimentos Prisionais / Projetos Internacionais
Enquadramento
A PELE, no seguimento do trabalho desenvolvido desde 2009 no Estabelecimento Prisional do Porto, do qual resultou o espetáculo ENTRADO, uma criação para o Festival Imaginarius 2010, está envolvida num Projeto Europeu do Programa Leonardo da Vinci denominado PEETA (Personal Effectiveness and Employability through the Arts) cujo objetivo é, em linhas gerais, a certificação das competências básicas através de projetos artísticos com pessoas reclusas. Este projeto piloto está atualmente a ser implementado em prisões de cinco países: Áustria, Itália, Holanda, Portugal e Turquia.
Em 2011 foi celebrado um Protocolo de Cooperação entre a Direção Geral dos Serviços Prisionais, a Santa Casa da Misericórdia do Porto e a PELE, que viabilizou a realização do projeto PEETA no Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo (EPESCB), desenvolvido a partir de Setembro. Depois de quatro meses de trabalho com 15 reclusas chegou-se a este espetáculo.
No dia 12 Julho de 2012, a convite da Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, o espetáculo apresentou-se na Sala do Senado da Assembleia da República.
Sinopse
"Não existe passado nem presente sem ti, e as recordações parecem insuficientes para encher os meus dias de alegria e esperança. Mas é tudo o que eu tenho neste momento. A minha vida é a tua vida e toda ela te pertence…
Teu amor,
Inesquecível Emília, as primeiras palavras de uma carta de amor e de uma viagem que cruza a realidade e a utopia de 15 Mulheres com os corpos presos e as almas evadidas.
O cárcere transformado em cabaret marca o tempo das memórias e histórias que procuram espaços estreitos de respiração. Entre o peso das rotinas as luzes fortes das vontades por alcançar e a crença em (re) começos.
Este espetáculo procura ser um elogio à capacidade infinita de continuarmos a perseguir as nossas utopias quando tudo parece já mais que vazio.
O processo criativo seguiu um caminho de encontro de vontades, interesses, expressões e histórias. Um dos pontos de partida foi a escrita de cartas que gostariam de receber e que após a sua (re)escrita constituem os textos e letra de música deste espetáculo.
Ficha Técnica e Artística
CRIAÇÃO COLETIVA
Interpretação
Aida Frade / Almeida / Andreia Fernandes / Aurora Gonçalves / Carla Rocha / Cecília Ribeiro / Emília Maya / Isaura Silva / Mariato Seidi / Nádia Peres / Sara Torres / Susana Canelas / Tânia Gomes / Yasana Muñoz / Zara Gavires
Participação Especial
Manuela Azevedo
Conceção e Direção Artística
Hugo Cruz
Apoio à Direção
Cláudia Andrade
Direção Musical
Miguel Ramos
Guitarra
Miguel Ramos
Piano
Eurico Amorim
Desenho e Operação de Luz
Pedro Cabral
Som
Marco Jerónimo
Vídeo
César Pedro
Figurinos e Adereços
EP Sta. Cruz do Bispo e PELE
Registo Fotográfico
Vanessa Rodrigues
Design Gráfico
Nuno Patrício
Voz-Off
Rosário Costa / Pedro Frias
Equipa Projeto PEETA
Coordenação Geral – Maria João Mota
Avaliadora – Natacha Lopes
Equipa Técnica do Projeto / Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo
Alina Bernardo / Diana Gabriel / Paula Feixa
Produção Executiva
Joana Ventura
Produção
PELE_Espaço de Contacto Social e Cultural
No âmbito do Projeto Europeu PEETA
Curriculum do Projeto
Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo
14, 15, 16 de Fevereiro de 2012
Sala do Senado da Assembleia da República Portuguesa
12 de Julho de 2012
Reportagens TV e Vídeo
