1/3

Espelho

AGE _ Grupo Teatro Oprimido 

Enquadramento

 

O Grupo de Teatro Oprimido AGE nasceu dentro do projeto LGT (Lagarteiro) MEXE dinamizado pela PELE desde 2009, no âmbito da Iniciativa Bairros Críticos, que contemplava a realização de uma série de ações de natureza artística, pretendendo estimular um trabalho de base local que envolve-se a população com a intenção de potenciar o desenvolvimento de canais de comunicação entre a cidade e o bairro.

Neste enquadramento a mobilização dos jovens foi sobretudo no Bairro do Lagarteiro e nas escolas do agrupamento que abrange a respetiva comunidade, nomeadamente: Escola EB 2,3 Ramalho Ortigão, Escola Dr Augusto Cesar Pires de Lima e Escola Secundária Alexandre Herculano, numa tentativa de promover o intercâmbio entre os jovens, potenciando outros laços. Um grupo de jovens eclético que vem de diferentes zonas da cidade do Porto: Bairro do Lagarteiro, Campanhã, Sé e Centro da Cidade promovendo a relação entre os mesmos e quebrando estigmas. O grupo desde a sua origem teve sempre as portas abertas para acolher outros jovens que se quisessem juntar ao projeto. Tendo oscilado desde a sua formação até ao momento entre os 22 elementos e os 13 jovens. O grupo tem vindo a criar o seu próprio processo de trabalho, criação e autonomia. Pois com o decorrer do tempo os próprios jovens foram recebendo Formação em Teatro do Oprimido, sendo este segundo espetáculo “Espelho” uma criação autónoma do grupo de jovens com supervisão da equipa da PELE, onde mais uma vez abordam os seu próprios problemas e ou questões.

Sinopse

 

A história de Rafael foi encontrada no meio de tantas outras dentro da nossa realidade.

Rafael, um rapaz que tenta começar de novo, numa outra escola, com outros colegas mas os fantasmas do seu passado teimam em regressar. Será que Rafael vai desistir novamente de lutar contra o preconceito? Que peça deste puzzle é possível mudar ? O que farias se fosses tu este Rafael…

Ficha Técnica e Artística

 

Criação Colectiva

 

Encenação / Interpretação / Som / Cenografia

Alexandra Silva / Bruno Cardoso / Catarina Ferreira / Cristina Queirós / Hélder Pereira / Filipa Costa / Ivo ferreira / José Rereipe / Manu, Nelson Carneiro / Verónica Fernandes.

 

 

 

Apresentações

O último trabalho, o 2º projeto Teatral "Espelho" teve a sua estreia na fábrica da Rua da Alegria/Espaço PELE em Maio de 2012, na cidade do Porto. Apresentou-se em Braga, Aveiro e centro de Formação de Gondomar, na Escola Secundária Alexandre Herculano, EB 2/3 Ramalho Ortigão e Encontro Nacional da Juventude – Porto 2013 

Onde estamos

Casa d'Artes do Bonfim

Rua Dr. Carlos Passos nº 59

4000-156 Porto

(à Avenida Fernão de Magalhães)

Para correspondência

 

Rua Barão de Forrester, 841

4050-274 - Porto

Contact

pele.associacao@gmail.com

producao.pele@gmail.com

Call us

+351 91 592 07 64  

Follow us

  • Wix Facebook page
  • YouTube Classic

© 2013 All rights reserved