1978/Porto

 

É licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). É Pós-Graduado em Consulta Psicológica Conjugal e Sexual pela UP e em Teatro Social e Intervenção Sócio-Educativa pela Universidade Ramon Llull, Barcelona.

 

Professor nas Pós-Graduações de “Teatro: uma Ferramenta na Intervenção em Contextos Sócio-Educativos” e “Gestão e Animação de Projetos no domínio das atividades de enriquecimento curricular” na FPCEUP.

 

Leciona ainda no âmbito do “Teatro em Contexto” na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, IPP. É consultor no Programa Crianças e Jovens em Risco/Programa de Desenvolvimento Humano e Avaliador do Programa Cidadania Ativa da Fundação Calouste Gulbenkian. Frequentou cursos e realizou estágio no Instituto Gestalt de Barcelona e no Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro. Leciona regularmente em pós-graduações e mestrados como convidado em diversas instituições nacionais e estrangeiras. Publica com frequência na área do teatro, da psicologia e ciências da educação.

 

É Diretor Artístico do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira e da PELE. É co-fundador da PELE e do Núcleo do Teatro do Oprimido do Porto (NTO-Porto). Assumiu a Direção Artística, entre outros, dos seguintes projetos: “Retratos de Família” (2008) no Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira – Imaginarius; “Meto a Colher” (2008) no FITEI - Festival de Expressão Ibérica, Porto; Ciclo de Teatro do Porto no Teatro São Luiz (2009), Lisboa; MITO 2009, Oeiras; “Texturas” (2009) Fábrica de Cortiça e “Entrado” (2010) no Estabelecimento Prisional do Porto no Festival Imaginarius; “Inesquecível Emília” (2012) Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo; “Peregrinações” (2012) no Festival Manobras do Porto e “Terra” (2013) no âmbito do Tempos Cruzados – Capital Europeia da Cultura, Guimarães 2012.

 

1979/Porto

 

Nascida no Porto em 1979, é  Pós-Graduada em Teatro, uma ferramenta na intervenção em contextos sócio-educativos (FPCEUP) e em Direitos Humanos e Democratização(FDUC).

Desenvolve o seu trabalho na área da intervenção comunitária através das metodologias artísticas, trabalhou com diferentes grupos: desempregados, jovens em risco, vítimas de violência doméstica, mulheres beneficiárias de rendimentos sociais, reclusos, sem abrigo...

 

Frequentou o curso de Formação Intensiva para Atores em Buenos Aires em 2012. Teve formação com: Alain Mollot, Claire Hegen, Marcelo Savignone, Ana Frenkel, Alfredo Iriarte, Veronica Litvak, Sophie Gael, Ewan Downie, Hermínia Brandão, Howard Sonenklar, Adrien Jackson, Roberto Mazzini, Alessandra Vannucci, Julien Boal …

 

É formadora nas áreas do Teatro Comunitário, Teatro do Oprimido, Direitos Humanos, Igualdade de Género e Igualdade de Oportunidades.

 

É Co-Fundadora da PELE, Espaço de Contacto Social e Cultural e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto onde coordena e faz direção artística de projetos comunitários desde 2007, nomeadamente: Coordenação do Projeto LGT MEXE desenvolvido entre 2009 e 2011 no Bairro do Lagarteiro no Porto; Assistência de Direção do Projeto ENTRADO no Estabelecimento Prisional do Porto; Direção Artística do espetáculo de Teatro Fórum AURORA e Curinga do grupo deste 2011, Coordenação do Projeto Europeu PEETA (Personal Effectiveness and Employability Trough the Arts) implementado no Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo entre 2010 e 2012; Coordenação do MEXE_Encontro de Arte e Comunidade em 2011; Apoio à Direção Artística do espetáculo de encerramento da Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012 “Então Ficamos”; Direção artística do POVOAR, espetáculo de Teatro Comunitário com a comunidade de Lordelo do Ouro (2012/2013), entre outros.

1981/Portimão

 

Frequentou a Escola de Formação de Atores do CENDREV – Centro Dramático de Évora em 2001. Bacharelato em Teatro Interpretação e Licenciatura em Estudos Teatrais pela ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo – Porto, em 2006. Como ator trabalhou com Mário Barradas, Inês Vicente, Lee Beagley, João Pedro Vaz, Luís Varela, Hugo Cruz, António Durães entre outros. Estudou as áreas do corpo e da dança com Nélia Pinheiro, Joana Furtado, Iona Mackay, Claire Binyon, Kurt Koegel, Mariana Rocha, entre outros.

 

Fez assistência a Anna Stigsgaard no espectáculo “Meu Coração Viagem”, uma coprodução Odin Teatre/Centro Criação para o Teatro e Artes de Rua, Festival Imaginarius 09, S. Maria da Feira. Fez ainda assistência a Edith Scher no espetáculo “Travessia”, inspirado no trabalho Teatro Comunitário na Argentina, Festival Imaginarius 13, S. Maria da Feira.

É membro fundador da PELE, onde tem integrado vários projetos. Dirige o Grupo de Teatro de Surdos do Porto / PELE nos espetáculos “Nascemos da Água e à Água Voltaremos” (2008), “Eram umas quantas vezes” com Susana Madeira (2009) e “Quase Nada” inspirado na obra poética de Eugénio Andrade (2011/12) e “Nós” inspirado na obra Valter Hugo Mãe – A máquina de fazer espanhóis (2013). Dirigiu o Projeto de Arte Comunitária “Agosto Azul” numa coprodução PELE e Município de Portimão (2010).

1958/Porto

 

Nascida em 1958 no Porto, trabalhadora independente e membro da Associação de Moradores do Bairro do Lagarteiro. É membro do NTO_Porto desde 2010 e elemento fundador do Grupo de Teatro do Oprimido Auroras. Tem participado em diversas formações nomeadamente com Bárbara Santos (CTO_Rio e Kuringa Berlim) e Gizela Mendonza (GTO_Lisboa) e integra também o elenco da performance “Meto a Colher”. Desde 2012 que integra os corpos sociais da PELE. 

 

1993/Porto

 

É do Porto, nasceu em 1993 e está a terminar o 12º ano do Curso de Animação Sociocultural na Escola Secundária Alexandre Herculano. Em 2010 integra o projeto Procura-se Futuro, sendo uma das fundadoras do AGE_Grupo de Teatro do Oprimido. Integra o elenco da performance “Meto a Colher” e do espetáculo “Peregrinações e “Espelho” a última criação do AGE.  É membro dos órgãos sociais da PELE desde 2012.

 

Joana Ventura

 

Nasceu em 1977 no Porto e licenciou-se em Direito na Universidade Católica (2000) ,concluiu o Curso de Gestão e Produção das Artes do Espetáculo promovido pelo Fórum Dança (2004). De 2004 a 2006 foi Produtora Executiva na Vo’Arte e colaborou com Ana Barata e Pedro Sena Nunes. Entre 2006 e 2012 foi Produtora Executiva do NEC. Desde 2010 é Produtora do criador Victor Hugo Pontes, na Nome Próprio. Começou a colaborar com a PELE em 2010, assumindo a gestão dos projetos “Lagarteiro_Mexe”, “Quase Nada”e “Inesquecível Emília”, entre outros.

 

 

Nuno Patrício

 

Design Gráfico - Tem o Bacharelato em Tecnologia e Artes Gráficas, da Escola Superior de Tecnologia de Tomar. Em 2001 começou a sua atividade profissional enquanto designer gráfico na Câmara Municipal do Seixal. Em 2008 criou projeto gráfico para a Pele - Espaço de Contacto Social e Cultural (Porto) e mantém-se como o designer da estrutura desde então. Entre 2007 e 2009 foi o designer gráfico do Teatro Nacional D. Maria II. É responsável pelo conceito gráfico do desdobrável trimestral de programação do Centro Cultural - Município do Cartaxo e por todo o trabalho de divulgação da Fungo, colectivo que trabalha nas áreas da música, video e expressão coporal.

 

Rosário Costa

 

É licenciada em Estudos Teatrais. Membro da direção do Teatro do Frio. Trabalha como diretora artística, assistente de direção, formadora de teatro e atriz em múltiplos projetos com foco na criação, pesquisa e relação da arte com o seu público. Nesse âmbito desenvolveu também projetos em S. Tomé e Príncipe, Mali, Canadá, México e Palestina.Colaborou com a PELE nos projetos: "Nós", "Siga a Rusga", "Quase Nada", "Ler-te ao Perto" e "Preto às Cores".

 

 

Filipe Fernandes

 

Nasceu no Porto em 1991, estudou guitarra durante 5 anos no Conservatório de Música do Porto. Encontra-se a finalizar a licenciatura em Composição na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Integrou diversos projetos musicais, nomeadamente: Retimbrar, Stopestra, entre outros. Colabora com a PELE desde 2011, quer como músico quer como Compositor e Diretor Musical, nos seguintes projetos: “Quase Nada”, “Férias na Quinta”, “Povoar” e “Nós”.

Pedro Cabral

 

É licenciado em Teatro – Ramo: Design e Produção Teatral; Variante: Luz e Som, do Departamento de Teatro da Escola Superior de Musica e das Artes do Espetáculo (ESMAE) do Porto e é lá professor desde 2000. Desde o ano de 2000, tem feito a iluminação, nas principais salas de espetáculos nacionais como o Coliseu do Porto, Rivoli, Hard Club, Teatro do Campo Alegre. Centro Cultural Olga Cadaval, Tivoli, Europarque, Pavilhão Atlântico, entre outras, nas diferentes áreas do espetáculo. É autor do livro “Manual Técnico de Iluminação para Espetáculos” em co-autoria com José Álvaro Correia. Foi responsável pelo desenho e operação de luz de vários espetáculos da PELE: “Procura-se Futuro”, “Aurora”, “Quase Nada”, “Inesquecível Emília” e “Peregrinações”.

Susana Madeira

 

Porto, 1980. Licenciou-se em Estudos Teatrais na ESMAE em 2006, desde então trabalhou como atriz em encenações de Diogo Dória, Nuno Preto, Inês Vicente, Rosário Costa, Miguel Seabra, Natália Luíza e Catarina Lacerda. Colaborou com a PELE em diversos projetos: Co-Direção Artística dos projetos de Teatro  Comunitário: “Peregrinações” e “Terra” e é membro do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto, colaborando em diversos projetos de Teatro-Fórum.

 

 

Miguel Ramos

 

Músico e Compositor do Porto, com formação vasta nomeadamente com o curso de formação de Animadores Musicais do Serviço Educativo da Casa da Música, integrou e integra diversos projetos musicais Orquestra Orff do Porto, Supernada, Mesa, Mosh, Andrew Thorn. É membro da Stopestra uma orquestra rock/experimental dirigida por Tim Steiner também no âmbito do Serviço Educativo da Casa da Música. Colabora com a PELE desde 2008 com a criação musical do “Meto a Colher”, “Aurora” e “Inesquecível Emília”.

Onde estamos

Casa d'Artes do Bonfim

Rua Dr. Carlos Passos nº 59

4000-156 Porto

(à Avenida Fernão de Magalhães)

Para correspondência

 

Rua Barão de Forrester, 841

4050-274 - Porto

Contact

pele.associacao@gmail.com

producao.pele@gmail.com

Call us

+351 91 592 07 64  

Follow us

  • Wix Facebook page
  • YouTube Classic

© 2013 All rights reserved