ENXOVAL

Tempo e espaço de resistência

Enquadramento

 

Projecto que propõe uma abordagem multiterritorial, transdisciplinar e intergeracional sobre a Igualdade de Género através das práticas artísticas, cruzando grupos comunitários do Porto e Amarante ao longo de três anos (2019/2021)

 

O Enxoval enquanto representação social da condição feminina e de uma carga simbólica que cruza diferentes gerações. Um património de objectos, afecto e conduta, a transmissão de uma concepção de mulher passada de avós-mães-filhas.

Projecto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian através da iniciativa PARTIS - Práticas Artísticas para a Inclusão Social

Calendário

Janeiro 2019 - Dezembro 2021

 

Equipa artística:

Direcção Artística / Coordenação:

Maria João Mota e Inês Lapa

Artivista: Maria Gil 

Ilustração: Clara Não 

Fotografia: Paulo Pimenta

 

Ligações

 

https://www.facebook.com/EnxovalPele/

53588345_251543119081803_266456747816360

 

 

 

Atividades

 

ARCAs   

As ARCAS, tradicionalmente usadas para acumular e conservar este espólio, abrem-se agora enquanto espaços de Acção, Reflexão e Criação Artística, propondo-se a construção colectiva, entre mulheres e homens, rapazes e raparigas, de um outro Enxoval.

 

CASAs

Espaço de discussão, capacitação, monitorização e avaliação do projecto que cruza os territórios e reúne parceiros, agentes locais, equipa artística e técnica, representantes dos grupos e avaliadores. Além disso, a CASA será uma plataforma para (re)desenhar e aprofundar metodologias de criação artística focadas na questão da igualdade de género. 

 

 

 

AS BRAVAS

Quem são as nossas “Bravas”? As heroínas da vida real que nos inspiram e que queremos inscrever na nossa história, na nossa memória colectiva.

Mais informação aqui

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Produtos

 

As bravas @Clara Não

Ações paralelas

"Enxoval, um bordado a muitas mãos"

 

Instalação interactiva integrada na programação do MEXE V - Encontro Internacional de Arte e Comunidade. Ao longo da semana do festival, a instalação convidava as pessoas a juntarem-se ao redor de um pedaço de estopa para partilharem a história da sua brava, enquanto bordavam o nome ou algo relacionado com essa mesma história. Este bordado colectivo fez-se acompanhar de um estendal onde tanto se podia encontrar objectos ligados a uma ideia mais tradicional do enxoval, como outros elementos que provocavam a construção de uma nova representação social da condição feminina.

Oficina de Acção Colectiva

Oficina de criação colectiva de materiais plásticos e performativos para a participação na Greve Feminista Internacional de 8 de Março de 2019

Onde estamos

Casa d'Artes do Bonfim

Rua Dr. Carlos Passos nº 59

4000-156 Porto

(à Avenida Fernão de Magalhães)

Para correspondência

 

Rua Barão de Forrester, 841

4050-274 - Porto

Contact

pele.associacao@gmail.com

producao.pele@gmail.com

Call us

+351 91 592 07 64  

Follow us

  • Wix Facebook page
  • YouTube Classic

© 2013 All rights reserved