
ENXOVAL
Tempo e espaço de resistência
Enquadramento
Projeto que propõe uma abordagem multiterritorial, transdisciplinar e intergeracional sobre a Igualdade de Género através das práticas artísticas, cruzando grupos comunitários do Porto e Amarante ao longo de três anos (2019/2021)
O Enxoval enquanto representação social da condição feminina e de uma carga simbólica que cruza diferentes gerações. Um património de objectos, afecto e conduta, a transmissão de uma concepção de mulher passada de avós-mães-filhas.
Projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian através da iniciativa PARTIS - Práticas Artísticas para a Inclusão Social
Calendário
Janeiro 2019 - Dezembro 2021
Equipa artística:
Direcção Artística / Coordenação:
Maria João Mota e Inês Lapa
Artivista: Maria Gil
Ilustração: Clara Não
Fotografia: Paulo Pimenta
Ligações
Atividades
ARCAs
As ARCAS, tradicionalmente usadas para acumular e conservar este espólio, abrem-se agora enquanto espaços de Acção, Reflexão e Criação Artística, propondo-se a construção coletiva, entre mulheres e homens, rapazes e raparigas, de um outro Enxoval.

CASAs
Espaço de discussão, capacitação, monitorização e avaliação do projecto que cruza os territórios e reúne parceiros, agentes locais, equipa artística e técnica, representantes dos grupos e avaliadores. Além disso, a CASA será uma plataforma para (re)desenhar e aprofundar metodologias de criação artística focadas na questão da igualdade de género.

AS BRAVAS
Quem são as nossas “Bravas”? As heroínas da vida real que nos inspiram e que queremos inscrever na nossa história, na nossa memória colectiva.
Mais informação aqui
Produtos
Clipping:
Jornal Público:
"Fanzines, teatro e um bordado colectivo para falar de 'bravas' inspiradoras"


"Enxoval, um bordado a muitas mãos" (disponível para circulação)
Instalação interativa que convida as pessoas a se juntarem ao redor de um pedaço de estopa para partilharem a história da sua brava, enquanto bordam algo relacionado com ela.
Este bordado coletivo faz-se acompanhar de um estendal, onde se misturam objetos ligados a uma ideia mais tradicional do ENXOVAL com elementos que provocam a construção de uma nova representação social da condição feminina.
Até à data, a instalação já ocupou salas de espera de centros de saúde, jardins e praças públicas e até o foyer da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da Mostra "Isto é PARTIS 2020". Continua disponível para circular por outros espaços, onde haja mais nomes de bravas por inscrever.
imagens de Patricia Poção e Carlos Porfírio
Oficina de Acção Colectiva
Oficina de criação colectiva de materiais plásticos e performativos para a participação na Greve Feminista Internacional de 8 de Março de 2019