see projects

Jovens Urgentes: Aqui e Agora!

O projeto tem como objetivo fortalecer a cultura democrática, através da criação de espaços que aproximem os jovens da participação cívica e política, e que lhes permitam tornarem-se agentes de mudança nos seus próprios territórios.

O Projeto JOVENS URGENTES - Aqui e Agora! é promovido pela PELE e desenvolvido no âmbito Eixo 1 - Fortalecer a Cultura Democrática, do Programa Cidadãos Ativ@s.


O projeto tem como objetivo fortalecer a cultura democrática, através da criação de espaços que aproximem os jovens da participação cívica e política, e que lhes permitam tornarem-se agentes de mudança nos seus próprios territórios.


Neste contexto, jovens estudantes do 3º Ciclo e Ensino Secundário dos concelhos da Maia e de Valongo são convidados a participar em workshops artísticos, encontros de reflexão, ações de mobilização, intervenções públicas, sessões de debate e definição da agenda política juntamente com os decisores e a restante comunidade.


O projeto tem como base as expressões artísticas enquanto catalisadoras, mobilizadoras e instrumento de manifestação cívica e política das juventudes. O processo de trabalho é organizado em torno de temas como: participação juvenil, democracia, partidarismo, associativismo, webativismo, artivismo, direitos humanos, outros “temas urgentes” sugeridos pelos jovens.

Mão na Massa

 oficinas de expressão e criação artística coletiva.

Talks Jovens Urgentes

Sessões de reflexão, debates e partilhas de experiências entre pares.
Temas: participação juvenil, democracia, partidarismo, associativismo, webativismo, artivismo, direitos humanos, outros “temas urgentes” sugeridos pelos jovens.

Ações Públicas

Apresentações, ocupações, performances, além de encontros, fóruns, assembleias.

Caravana Rebelde

Carrinha convertida em espaço itinerante, base para circulação das oficinas e ações de mobilização.

Tool Kit Jovens Urgentes 

Documentário com o registo visual do processo, em conjunto com os jovens participantes.

Calendário: Junho de 2021 a Agosto de 2023

​Parcerias:Curvaturva - Associação Cultural e Recreativa - Oficina AraraCâmara Municipal da MaiaCâmara Municipal de Valongo

LigaçõesPrograma Cidadãos Ativ@s

e-mail do projecto: jovensurgentes.pele@gmail.com

Financiamento

Programa Cidadãos Ativ@s - EEA Grants (Islândia, Liechtenstein e Noruega) gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com a Fundação Bissaya Barreto.