1/5

Jardim das Pedras

Projetos com Comunidades / 

Enquadramento

 

Este projeto, inserido no Programa Cultura em Expansão promovido pela Câmara Municipal do Porto, decorreu ao longo de 2018 e focou-se na comunidade de proximidade do Bairro Fernão de Magalhães e Jardim Paulo Vallada. Tem como principal objetivo a criação de espaços de participação coletiva na comunidade e a sua ativação para uma atividade de continuidade da PELE centrada na Casa d’Artes do Bonfim. Ao longo dos últimos meses, envolveu mais de 60 participantes nas várias ações, de diferentes idades e contextos, nomeadamente das instituições da Freguesia do Bonfim: Associação O Meu Lugar no Mundo, Lar Nossa Senhora do Livramento, Associação de Solidariedade Social Senhor do Bonfim, Associação dos Amigos das Deficiências Intelectuais e Desenvolvimentos, Colégio Barão de Nova Sintra e  Internato S. João.

 

Sinopse

 

A rotina de um lugar, o seu tempo, as suas memórias, o seu eco, a sua poética... O silêncio enquanto espaço para a projeção, construção e transformação de realidades. Pedras que são corpos, casa, matéria viva “queda mas não calada”, que resistem ao tempo, à humanidade e à incúria.

Um Jardim que inspira a descoberta colectiva de uma Ilha Utopia, “ilha suspensa do mundo, para o mundo ser mais como devia”.

 

O Jardim das Pedras representa também a chegada da PELE a um novo lugar e surge da vontade de conhecer e de estabelecer uma relação com os seus vizinhos. Organizou-se num processo laboratorial de observação, pesquisa e questionamento, integrando diferentes artistas para que se ampliassem os olhares sobre este território e se experimentassem outras formas de (re)escrita de narrativas e criação coletiva, contribuindo para o fortalecimento dos laços comunitários e para a (re)descoberta e apropriação de espaços de participação cívica e artística

 

 

 

Agradecimentos

 

Associação dos Amigos das Deficiências Intelectuais e Desenvolvamentais, Associação O Meu lugar no Mundo, Jorge Ricardo Pinto, José Peneda,  Junta de Freguesia do Bonfim, Personalizarte e um agradecimento especial aos vizinhos da Casa d’Artes do Bonfim

Ficha Técnica e Artística

 

Criação Coletiva

 

Interpretação: Adelaide Costa, Adelaide Maltez, Alexandra Silva, Afonso Costa, Ana Costa, Ângela Canez, Antonieta, Aurora Mendes, Céu Cruz,Conceição Carneiro, Conceição Costa, Cristina Queirós, Eduarda Silva, Emanuel Gomes, Elisa Fonseca, Elisa Maria, Graça Mendes, Isaura Morais, Luísa Bez, Manuel Sequeira, Mariana Eugénio, Mariana Gil, Maria Angelina Pinho, Maria de Jesus, Maria Olinda Ferreira, Marília Fonseca, Marília Guimarães, Jó Costa, Patrícia Queirós, Paula Norte, Serafim Heitor, Vicente Gil.

Associação o Meu Lugar no Mundo: Carlos Silva, Fábio Pedrosa, Iris Pereira, Jéssica Pinto, Lara Barros, Isaac Carvalho, Isus Valeriev, Marco Gomes, Maria João, Mário Pereira, Rania Rodrigues, Renata Santos, Soraia Machado, Tiago Pedrosa, Vitória Silva, Wilson Santos, Zita Oliveira.

 

Direção Artística: Maria João Mota e Fernando Almeida

Direção Musical: Inês Lapa

Dramaturgia: Marta Bernardes (a partir da criação coletiva)

Criação Musical: Filipe Fernandes e Inês Lapa

Cenografia: Fernando Almeida

Figurinos: Inês Mariana Moitas

Apoio ao Movimento: Vicente Gil

Registo Etnográfico: João Paulo Lima

Design Gráfico: Sérgio Couto (com a participação da Associação o Meu Lugar no Mundo e Associação dos Amigos das Deficiências Intelectuais e Desenvolvimentos: Rebeca Coll, Diana Barbosa, David Pinho, Diogo Rocha, João Fernandes, Miguel Azevedo, Miguel Xavier, Miguel Torres, Rui Machado, Rui Meireles, Vicent Dioh, Leonor Carvalho, Renato Nobre )

Registo Fotográfico: Patrícia Poção

Produção Executiva: Carina Moutinho

Apoio à Produção: Pamela Saraiva, Salvador Gil

Coordenação Técnica: Rodolfo Sá Pereira

Consultoria à Estrutura: Hugo Cruz


Laboratórios de Criação: Fernando Almeida, Filipe Fernandes, Herminia Brandão, Inês Lapa, João Paulo Lima, Jonathan Saldanha, Maria João Mota, Marta Bernardes e Sérgio Couto

Reportagens TV e Vídeo

 

Onde estamos

Casa d'Artes do Bonfim

Rua Dr. Carlos Passos nº 59

4000-156 Porto

(à Avenida Fernão de Magalhães)

Para correspondência

 

Rua Barão de Forrester, 841

4050-274 - Porto

Contact

pele.associacao@gmail.com

producao.pele@gmail.com

Call us

+351 91 592 07 64  

Follow us

  • Wix Facebook page
  • YouTube Classic

© 2013 All rights reserved