5 Sábado

16:00 MIRA FÓRUM

 

“Do outro lado …”  Exposição de Fotografia de Paulo Pimenta

 

Um registo documental e em paralelo uma vivência, que permite misturar e explorar diferentes cruzamentos, criando uma narrativa comum, a partir das experiências do projeto ECOAR no Estabelecimento Prisional do Porto, nos Estabelecimento Prisionais de Santa Cruz do Bispo Feminino e Masculino – Regime Comum e Clínica Psiquiátrica e no Estabelecimento Prisional de Vale do Sousa.

 

Exposição guiada pelo fotógrafo e um participante do ECOAR

 

 

 

6 Domingo 

16:00 MIRA FÓRUM

 

“2009-2016 - Percursos da PELE em contexto prisional ”

 

Apresentação dos documentários

 

“(Making of) Entrado”

de Paula Preto

 

Este documentário acompanha o processo de construção do espetáculo ENTRADO (2010) e é o resultado de uma catarse coletiva sobre o erro e o seu perdão, a fragilidade do ser humano e a inevitabilidade do pecado estar ao alcance de qualquer um em qualquer tempo e espaço.

 

“Inesquecível Emília”

de César Pedro

 

Inesquecível Emília, as primeiras palavras de uma carta de amor e de uma viagem que cruza a realidade e a utopia de 15 Mulheres com os corpos presos e as almas evadidas. Projeto desenvolvido no Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo entre 2011 e 2012.

 

Comentados por: Ana Cristina Pereira (Jornalista), numa conversa com: António Quadrado (Chefe da Guarda Prisional), Aurora Gonçalves  (Atriz do projeto “Inesquecível Emília”) e Hugo Cruz (Diretor Artístico dos projetos “Entrado” e “Inesquecível Emília”)

 

10 Quinta-Feira
9:00 Auditório 1 da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

 

“ARTE E CIDADANIA – DIÁLOGOS EM CONTEXTO PRISIONAL” – CONFERÊNCIA FINAL
DO PROJETO ECOAR

 

9:00 – Receção aos participantes

9:30 – Sessão de Abertura

 

José Correia – Diretor da Faculdade

de Psicologia e Ciências da Educação

da Universidade do Porto

Celso Manata - Diretor Geral da Reinserção e Serviços Prisionais

Ana Luísa Castelo – Presidente da Assembleia Geral da PELE

Ana Barreto – Representante EEA Grants / Embaixada da Noruega

 

10:00 – ECOAR – Percursos de um projeto:

 

 – ECOAR – Uma visão transversal /

Abel Sousa e Maria João Mota - PELE;

 – O Modelo de Validação e Certificação de Competências /Mafalda Guedes e Tiago Neves – FPCEUP;

 – Resultados da Avaliação Externa

do Projeto ECOAR/Américo Mendes – Universidade Católica do Porto

 

11:30 – Pausa

11:45  –  “O ECOAR -

Diferentes Perspetivas”

 

Moderadora: Ana Gomes – DGRSP

Convidados: Helena Oliveira (equipa ECOAR), Hélder Gil (Participante), Regina Branco (DGRSP), Rui Valente (IEFP) e Tânia Gomes (Tutora)

 

13:00 - Pausa

14:30 – “O Programa Cidadania Ativa” - Luís Madureira Pires - Gestor do Programa / Fundação Calouste Gulbenkian

 

14:45 – “Arte e Cidadania –

Diálogos em Contexto Prisional”

 

Moderador: Tiago Neves

Convidados: Hugo Cruz (PELE /

ESMAE-IPP), Paula Maracajá (Coletivo em Silêncio, Brasil – via skype),

Luís Fernandes (FPCEUP), Paulo Moimenta de Carvalho (DGRSP) e Pedro Cunca BocaYuva  (Universidade Federal do Rio de Janeiro – via skype)*

 

16:15 - Pausa

16:30 – Intervenção por Joana Marques Vidal – Procuradora Geral da Republica

 

17:00 – “De uma outra perspetiva” Reflexão final por François Matarasso - Escritor e Investigador

 

17:30 – Encerramento

 

*a confirmar

 

 

 

 

Pré-Inscrição obrigatória através do email – projetoecoar.pele@gmail.com

 

 

 

 

A Conferência tem o apoio do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

31 Quinta-Feira

21:00, MIRA FÓRUM

 

ECOAR  - OUTROS REGISTOS

 

Lançamento da publicação e apresentação do documentário de Patrícia Poção

 

Comentado por Valter Hugo Mãe - Escritor

 

 

 

 

 

 

(em atualização)

 

Abel Sousa

Natural de Penafiel é membro da PELE e integra a equipa pedagógica do projeto Ecoar enquanto Tutor. Foi mentor da Unidade Livre de Drogas em 2012 e é voluntário da Pastoral Penitenciária.

 

Américo M. S. Carvalho Mendes
É doutorado em Economia pela Universidade do Arizona (EUA). Na Universidade Católica Porto (Porto) dirige o Mestrado em Economia Social  e a Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Economia Social.Coordena a ATES - Área Transversal de Economia Social da Católica Porto que integra actualmente cerca de 30 projectos nos domínios da formação superior, pósgraduada,formação acção,investigação,avaliação de projectos,iniciativas de desenvolvimento local de base comunitária, incubação de empresas sociais, cooperação para o desenvolvimento ... entre  outras. É colaborador voluntário e dirigente de organizações de economia social há cerca de 40 anos.

 

Ana Barreto

Promotora de relações económicas na Embaixada da Noruega. Economista e com experiencia nos últimos 10 anos em gestão empresarial e gestão de projetos financiados pelo EEA Grants.

 

Ana Cristina Pereira

É repórter do Público e cronista do DN-Madeira. Tem um interesse especial por temas de direitos humanos e exclusão social, como pobreza, reclusão, consumo e tráfico de drogas, trabalho sexual, igualdade de género, violência contra mulheres e crianças, fluxos migratórios, minorias, discriminação, envelhecimento, ajuda para o desenvolvimento. É autora de várias publicações.

 

Ana Gomes

Licenciada em Psicologia, Mestre em Psiquiatria e Saúde Mental e  Doutoranda Ciências Forenses. Foi Psicóloga e posteriormente Técnica Superior de Reeducação no Estabelecimento Prisional do Porto. Actualmente é Adjunta da Direção para a área do Tratamento Prisional Estabelecimento Prisional Vale do Sousa. Participou no Projeto Entrado

 

António Quadrado

Natural de Figueira de Castelo Rodrigo. Frequentou a licenciatura de Direito na Universidade Lusíada. Ingressou na carreira de guarda prisional há 29 anos, tendo passado por vários estabelecimentos prisionais.  Em 2009 acompanhou o projeto “Entrado” no Estabelecimento Prisional do Porto. Atualmente é Chefe Principal dos Guardas Prisionais no Estabelecimento Prisional de Vale do Sousa.

 

Aurora Gonçalves

Nasceu em Ermesinde e trabalhou sempre na área da contabilidade. Atualmente frequenta a licenciatura de Contabilidade e Administração de Empresas no ISCAP.  Em 2011 / 2012 foi atriz no projeto “Inesquecível Emília” desenvolvido no Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo – Feminino.

 

Helena Oliveira

Diretora artística do Projecto Inacabado, incubado na Oliva Creative Factory. Mestranda em Programação Cultural Arte e Intervenção Social pela Universidade Fernando Pessoa. Licenciada em Educação Física e Desporto Pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Completou os cursos de Pesquisa e Criação Coreográfica e de Dança na Comunidade do Fórum Dança. Colaborou como coreógrafa com o projeto escolhas em movimento, promovido pelo Instituto Profissional do Terço. Formadora de dança e coreógrafa do grupo Poesia no corpo, corpo na Poesia da cooperativa Casa dos Choupos. Recentemente colabora com a Associação Pele, como coreógrafa, no projeto Ecoar, no estabelecimento prisional da Santa Cruz do Bispo.

 

François Matarasso

François Matarasso trabalha como artista comunitário, escritor e investigador desde 1980. Do seu trabalho destaca-se o estudo do impacto social da prática artística, Use or Ornament, publicado em 1997. Entre 2010 e 2015 criou uma série de livros sobre a vida cultural das pessoas, trabalhando com  diferentes artistas: http://regularmarvels.com. Actualmente trabalha num projecto sobre arte e comunidade: http://arestlessart.com com o apoio da Calouste Gulbenkian Foundation.

 

Hugo Cruz

É professor na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo – Instituto Politécnico do Porto, cofundador da PELE, investigador do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional – Universidade Nova de Lisboa. Programa para espaços não convencionais no Festival de Teatro de Almada, Espaço Mira e faz curadoria no Festlip (Brasil). Como criador ao longo dos últimos anos desenvolveu projetos em contexto prisional, fabril, espaços públicos urbanos e rurais. Foi diretor artístico do Festival Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira. Coordenou o livro "Arte e Comunidade" editado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

 

José Alberto Correia

Diretor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), é Professor Catedrático desde 1997. Fez o doutoramento em Ciências da Educação na Universidade de Bordéus, França, em 1987, e em 1997 fez a agregação ao Grupo de Ciências da Educação, na FPCEUP. É autor e/ou organizador de 9 livros de carácter científico e autor de numerosos artigos em revistas científicas, dentro dos quais se destacam Solidões e solidariedades nos quotidianos dos professores (2001) e Para uma teoria crítica em educação : contributos para uma recientificação do campo educativo (1998).

 

Luís Madureira Pires

Licenciado em Ciências Económicas pela Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica), integrou a partir de 1979 a equipa de negociações de adesão de Portugal à Comunidade Europeia. Entre 1986 e 1995 desempenha os cargos de Subdiretor e Diretor Geral do Desenvolvimento Regional, sendo responsável pela gestão do FEDER e do Fundo de Coesão e pela coordenação da aplicação dos fundos estruturais comunitários em Portugal.

No início de 1995 opta pelo sector privado, desenvolvendo desde então atividade de consultoria na área do planeamento e desenvolvimento regionais e dos fundos estruturais da UE, tanto em Portugal como em sete países da Europa de Leste. Foi consultor da Administração portuguesa, da Comissão Europeia, do Banco Mundial e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Desde 2013 está a gerir na Fundação Calouste Gulbenkian o Programa Cidadania Ativa, financiado pelos EEA Grants.

 

Mafalda Guedes

Licenciada em Ciências da Educação pela FPCEUP, com formação especializada em mediação familiar. Conta com algumas comunicações e publicações no âmbito da mediação social. Foi mediadora de conflitos no Gabinete de Mediação de Conflitos de Lordelo do Ouro; trabalhou nos Serviços de Ação Social do IPP e no Centro de Investigação e Intervenção Educativas da FPCEUP; colaborou numa investigação de Pós-Doutoramento da FLUP e atualmente integra a equipa pedagógica do Projeto ECOAR e dá formação no âmbito da cidadania e gestão de conflitos.

 

Maria João Mota

É Pós-Graduada em Teatro – uma ferramenta na intervenção em contextos socioeducativos (FPCEUP) e em Direitos Humanos e Democracia (FDUC). É cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto, onde, desde 2007, assume a coordenação e de diferentes projetos de Arte e Comunidade. Em 2012 frequentou o curso de Formação Intensiva para Actores em Buenos Aires. É formadora desde 2002 nas áreas da Cidadania, Igualdade de Género / Oportunidades, Direitos Humanos. Atualmente assume a coordenação do projeto ECOAR.

 

Paulo Moimenta de Carvalho

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito pela Universidade Católica Portuguesa e Pós-Graduado em "Direito da Comunicação" pelo Instituto Jurídico da Comunicação da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Subdiretor-Geral da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais desde 1/02/2016 ,cargo que anteriormente também exerceu no período de 11/02/2008 a 16/12/2009 Administrador Prisional do 1º Grau do quadro de pessoal da DGRSP do Ministério da Justiça , tendo exercido funções de Direção de diferentes Estabelecimentos Prisionais desde 1998. Assistente Convidado da Faculdade de Direito da Universidade do Porto – 1º ciclo de Estudos em Criminologia , sendo responsável pela docência da disciplina de Sistemas Penitenciários – 3º Ano / 1º Semestre , desde o ano letivo 2011 / 2012 .


Regina Maria Borges Branco

Chefe de Equipa Multidisplinar na Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais/Centro de Competências para a Gestão da Programação e das Atividades do Tratamento Prisional, desde 01-08-2013. Chefe de Equipa Multidisciplinar na Direção Geral dos Serviços Prisionais (DGSP) entre 01-05-2007 e 31-07-2013. Chefe de Divisão de Educação, Ensino e Animação Sociocultural na DGSP, entre 15-01-2004 e 01-05-2007. Adjunta da Direcção do Estabelecimento Prisional de Caxias, entre 26-11-2001 e 15-01-2004. Técnica superior de reeducação na DGSP, desde 01-07-1988.

 

Rui Valente

Licenciado em Engenharia Civil e Pós graduado em Formação e Gestão Pública pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, em 2010. Ingressou no Instituto do Emprego e Formação Profissional em 1987. É atualmente Técnico Superior Consultor e exerce o cargo de Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto.

 

Tiago Neves

Professor Auxiliar na FPCEUP e investigador do CIIE-UP (Centro de Investigação e Intervenção Educativas). Tem livros e artigos publicados nas áreas da educação de menores delinquentes, da mediação de conflitos, da participação cívica e política e das desigualdades sociais e educativas. Tem como objetivo produzir conhecimento e realizar intervenção que contribuam diretamente para o aumento da justiça social.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Onde estamos

Casa d'Artes do Bonfim

Rua Dr. Carlos Passos nº 59

4000-156 Porto

(à Avenida Fernão de Magalhães)

Para correspondência

 

Rua Barão de Forrester, 841

4050-274 - Porto

Contact

pele.associacao@gmail.com

producao.pele@gmail.com

Call us

+351 91 592 07 64  

Follow us

  • Wix Facebook page
  • YouTube Classic

© 2013 All rights reserved